Campanha de Eficiência Energética

Na última semana, nos dias 10, 12 e 13, a equipe do Centro de Excelência em Energia do Acre, com o apoio da Universidade Federal do Acre, iniciou a campanha de eficiência energética, que faz parte do projeto de prioritário de E.E. executado pelo Ceeac dentro da Universidade.

O objetivo da campanha é analisar primeiramente o comportamento da comunidade universitária do Campus, para a aplicação das ações de eficiência energética. Essa análise possibilitará medir os hábitos de consumo das três categorias da comunidade universitária: discentes, docentes e técnicos administrativos. Inicialmente o bloco selecionado para receber as ações da campanha foi o bloco Walter Felix, que abriga 5 cursos: Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em História, Ciências Sociais e Jornalismo.

 

Nesses três dias, foram ministradas palestras aos cursos de Ciências Sociais, Jornalismo e Bacharelado em História, apresentando o projeto de Eficiência Energética e trazendo dicas de como fazer uso da energia elétrica de forma mais consciente e evitando desperdícios em casa e no campus. A campanha se estende nas próximas semanas de setembro, continuando as ações nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

Durante as ações também foram apresentadas as plantas fotovoltaicas que irão contribuir com a redução dos gastos com energia elétrica da universidade, e divulgado o concurso a ser realizado que avaliará o curso com os melhores índices de economia de energia, premiando os vencedores ao final da campanha com exemplares de livros a serem escolhidos pelos próprios alunos. Tal verificação só é possível graças a outra etapa do projeto, que está realizando a instalação de medidores de energia nos blocos e prédios do campus, possibilitando a individualização do consumo e o direcionamento de medidas eficazes para o combate ao desperdício de energia.
Todas as informações sobre o andamento do projeto podem ser acompanhadas, também, pelo instagram @ceeac_oficial.

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa Acre, regulado pela ANEEL.

en_USEnglish