Primeira visita técnica na instalação FV

No último dia 07 de outubro foi realizada a primeira visita técnica nas instalações fotovoltaicas do Ceeac. Na ocasião foram recebidos os calouros da décima turma de Bacharelado em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Acre, quando estes conheceram a planta fotovoltaica de 60kWp que fica localizada na entrada do campus, com 166 módulos fotovoltaicos. A energia gerada no local será diretamente inserida na rede de distribuição interna do campus sede da Ufac, reduzindo os gastos com energia elétrica da instituição. Durante a visita os alunos foram acompanhados por membros da equipe técnica no Ceeac, que mostraram as instalações e fizeram uma pequena apresentação acerca do objetivo do projeto e do funcionamento da usina.

A mini usina fotovoltaica da Ufac faz parte do projeto “Eficiência energética na Ufac”, executado pelo Centro de Excelência em Energia do Acre e financiado pela Energisa Acre, através de chamada pública da Aneel. Esta será a maior instalação fotovoltaica do Acre, quando em funcionamento pleno, com uma potência instalada de 180kWp. A estrutura de geração é distribuída em três plantas geradoras, com a maior sendo localizada sobre a cobertura do prédio do Ceeac, no campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre. Além da planta principal com 96kWp, foi instalada uma estrutura de aproximadamente 20kWp na entrada do Ceeac, onde deverão ser desenvolvidas pesquisas com o intuito de melhorar o aproveitamento da irradiação solar e da eficiência dos módulos fotovoltaicos e inversores utilizados para a geração de energia elétrica. Por fim, a última planta com a potência restante foi instalada na entrada da Ufac, nas proximidades da Biblioteca Rui Alberto Costa.

As plantas de geração fotovoltaica do Ceeac estão abertas à visitação, e os agendamentos podem ser feitos diretamente pelo site do Ceeac ou clicando here.

en_USEnglish