Estações Solarimétricas

MOTIVAÇÃO E ESCOLHA DE LOCAIS:
O eAmazônia, no âmbito do projeto “Eficiência Energética e Uso Racional de Energia na Universidade Federal do Acre”, instalou três estações solarimétricas no estado do Acre, nos municípios de Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul. Os equipamentos foram utilizados para auxiliar na produção de um diagnóstico do potencial de geração fotovoltaica da região, uma vez que eram disponíveis apenas dados via satélite, com menor exatidão do que os dados obtidos em solo. Os locais de instalação foram escolhidos de modo que se abrangesse a maior área possível do estado do Acre. Todos os equipamentos estão instalados dentro de propriedades da Ufac, reafirmando a parceria entre o eAmazônia e esta Universidade.
COMPONENTES DAS ESTAÇÕES:
Os equipamentos instalados nas três estações são os mesmos, e possuem conexão com internet, de forma que todos os dados possam ser visualizados em tempo real. Cada estação também conta com alimentação de energia própria, e comunicação via rede GPRS, estando protegida contra falhas no sistema elétrico e de comunicação dos locais onde estão instaladas. Os equipamentos podem ser vistos de maneira detalhada abaixo.
Equipamentos
- Barômetro: Pressão atmosférica;
- Termohigrômetro: Umidade Relativa do ar e Temperatura do ar;
- Pluviômetro: Precipitação (mensuração de chuva);
- Anemômetro: Velocidade e direção do vento;
- Piranômetro: Irradiação Solar.

Como solicitar dados:
Dúvidas:
Qualquer dúvida sobre o acesso ou tratamento dos dados pode ser enviada via e-mail para o endereço comunicacao@eamazonia.org e assim que possível será enviada resposta.