O eAmazônia

É uma instituição independente e sem fins lucrativos que tem como objetivo produzir e divulgar informações e conhecimentos técnicos e científicos, colaborando para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

Criada através de uma parceria entre a Eletrobras e Universidade Federal do Acre – Ufac, sua fundação ocorre de maneira paralela à criação de cursos de Bacharelado em Engenharia Elétrica na região, e também à construção das UHEs do Rio Madeira.


DCIM104MEDIADJI_0114.JPG

A sede do eAmazônia está localizada no campus Rio Branco da Ufac. São mais de 2.000m² construídos, divididos em áreas administrativas, salas de treinamento e laboratórios flexíveis para abrigar diferentes aplicações. O prédio conta ainda com 264 módulos fotovoltaicos instalados, que ocupam boa parte da cobertura do edifício e atingem uma potência total de aproximadamente 96 kWp, tornando assim o eAmazônia autossuficiente em energia.

São quatro salas de treinamento mobiliadas climatizadas para o conforto dos alunos. A ala administrativa é composto por salas para pesquisadores e bolsistas, além de uma sala de reunião e copa.

O eAmazônia dispõe de um laboratório de energia solar composto por 66 módulos fotovoltaicos, que atingem uma potência instalada de, aproximadamente, 20 kWp. O qual tem como objetivo possibilitar à equipe técnica o estudo e experimentação de métodos de geração de energia elétrica fotovoltaica.

Visando a sustentabilidade e a minimização dos impactos ambientais, o eAmazônia dispõe de uma mini usina de geração fotovoltaica composta de 264 módulos, totalizando aproximadamente 96 kWp de potência, tornando o prédio da instituição auto sustentável em energia elétrica, uma vez que a energia gerada é superior ao consumo.

Além disso, possui um auditório com arquitetura exuberante com capacidade para 170 pessoas.

pt_BRPortuguese