Infraestrutura

A sede do eAmazônia está localizada no campus Rio Branco da Ufac. São mais de 2.000m² construídos, divididos em áreas administrativas, salas de treinamento e laboratórios flexíveis para abrigar diferentes aplicações. O prédio conta ainda com 264 módulos fotovoltaicos instalados, que ocupam boa parte da cobertura do edifício e atingem uma potência total de aproximadamente 96 kWp, tornando assim o eAmazônia autossuficiente em energia.

Praça eAmazônia
Espaço Administrativo e de Pesquisa

O eAmazônia conta hoje com cinco blocos, um deles é utilizado para as atividades administrativas e de pesquisa. 

Todo o espaço foi pensado de forma a trazer o maior conforto aos coolaboradores, para desempenhar suas atividades. Portanto, conta com salas de pesquisa, sala admnistrativa, sala de coordenação, sala de reuniões, além da copa e banheiros.

Sendo um Instituto de Pesquisa, localizado na Amazônia Legal, o prédio é cercado por uma reserva natural e por isso priorizou um paisagismo integrativo, com plantas nativas.

Laboratório de Iluminação Pública – Neipa

Fruto do Convênio ECV-PRFP-001/2021, celebrado entre o eAmazônia e o Procel, o Laboratório de Iluminação Pública do Neipa, conta com uma estrutura ímpar. 

O espaço físicoé composto por um grande salão de treinamentos, sala para pesquisadores, sala de aula, bancada de testes, sala de equipamentos e depósito.

Dentre os equipamentos presentes no Laboratório, destaca-se o medidor de Luminância, sendo esse modelo único no Brasil. Além dele, o Laboratório conta com luxímetros simples, de alta precisão, fonte CA regulável, espectofotômetro com flicker, dentre outros.

O Laboratório tem ótima estrutura para capacitação de pessoas, nos últimos anos cerca de 50 pessoas foram capacitadas e certificadas na área de Iluminação Pública.

Para mais informações sobre o Projeto Neipa acesse o livro aqui.

Laboratório Fotovoltaico

O eAmazônia dispõe de um laboratório de energia solar composto por 66 módulos fotovoltaicos, que atingem uma potência instalada de, aproximadamente, 20 kWp. O qual tem como objetivo possibilitar à equipe técnica o estudo e experimentação de métodos de geração de energia elétrica fotovoltaica.

Visando a sustentabilidade e a minimização dos impactos ambientais, o eAmazônia dispõe de uma mini usina de geração fotovoltaica composta de 264 módulos, totalizando aproximadamente 96 kWp de potência, tornando o prédio da instituição auto sustentável em energia elétrica, uma vez que a energia gerada é superior ao consumo.

pt_BRPortuguese