História

O eAmazônia foi criado em 31 de novembro de 2011, em Rio Branco, capital do Estado do Acre, coração da Amazônia, por iniciativa da Eletrobras em parceria com Universidade Federal do Acre (Ufac), originalmente com o nome Centro de Excelência em Energia do Acre.

Sua fundação ocorreu de maneira paralela à criação de cursos de Bacharelado em Engenharia Elétrica na região, e também à construção das UHEs do Rio Madeira, reafirmando a função do eAmazônia como formador de pessoal capacitado, na região norte, para pesquisa científica e serviços tecnológicos, com foco nas áreas de geração e uso de energia elétrica, além do meio ambiente associado ao setor elétrico.

O eAmazônia vem passando por uma série de mudanças em sua estrutura física e administrativa. Destacam-se a finalização das obras físicas dos Blocos A, B, E e D3 de seu prédio sede (os detalhes podem ser vistos em Infraestrutura), o estabelecimento de processos administrativos mais aprimorados e a revisão de seu estatuto, com o estabelecimento de novas linhas de atuação para a instituição.

Apesar de emergente, o eAmazônia já vem desenvolvendo grandes projetos com significativos resultados, como no caso do projeto de Eficiência Energética e Uso Racional de Energia Elétrica da UFAC, fruto da chamada pública da Aneel Nº. 001/2016 Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”. Além da execução do projeto intitulado “Estruturação do Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia – Neipa”, executado em parceria com o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), por meio do convênio ECV-PRFP-001/2021. 

pt_BRPortuguese