Áreas de Atuação

O eAmazônia busca atingir os objetivos dentro dos valores da instituição por meio de três grandes áreas de atuação: Desenvolvimento Sustentável, Extrativismo Energético e Eficiência Energética.

Embora focado na melhora da eficiência energética e no desenvolvimento energético e tecnológico da região, o eAmazônia compreende também, dadas as características da Amazônia Legal, inevitáveis aspectos de desenvolvimento social, incluindo-se neste, a vertente de sustentabilidade.

Uma das instalações da mini usina fotovoltaica
Desenvolvimento Sustentável: esta área aborda os estudos ambientais de critérios/metodologias com desenvolvimento de boas práticas aliado aos anseios das comunidades locais. Os critérios devem ser integrados a todos os eixos das pesquisas, considerando o ciclo de vida do sistemas desde o início do processo de implantação da geração de energia até o seu descomissionamento.
Extrativismo Energético: abrange as áreas de geração distribuída e micro redes. Espera-se que com as ações das comunidades gerencie sua necessidade de energia, de forma sustentável e com baixo custo dentro dos desafios da Amazônia, buscando a vocação da região e aceleração do desenvolvimento das competências locais.
Eficiência Energética: consiste na pesquisa para gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço com menos energia, aderente ao ambiente regional.