Em Execução

Sistema de Governança Integrada do CVA com Simulador de Eventos Estocásticos do MCP e Análise de Riscos: Projeto de P&D ANEEL, firmado entre o eAmazônia e a Cia. Energética de Brasília – CEB, com o objetivo de desenvolver um sistema simulador para determinação da parcela da CVA. Esse projeto teve início em novembro de 2019 e tem vigência de 20 meses.

Plataforma Integrada de Automação para Simulação Completa de Subestações Digitais com Foco em Interoperabilidade e Segurança Cibernética: Projeto de P&D ANEEL, firmado entre o eAmazônia e a Cia. Energética de Brasília – CEB, com o objetivo de desenvolver uma plataforma de automação de Subestações, com foco em segurança cibernética. Esse projeto teve início em novembro de 2019 e tem vigência de 24 meses.

Metodologias e Ferramentas para Planejamento Automatizado Inteligente de Redes de Distribuição Considerando Recursos Energéticos Distribuídos: Projeto de P&D ANEEL, com a Companhia Paranaense de Energia – Copel, que visa automatizar uma série dessas tarefas, inclusive a proposição de obras ao longo do tempo, usando técnicas de Inteligência Artificial – IA e Robotic Process Automation – RPA (sistema de automação de processos computacionais com robôs), incorporando também a análise em cenários de alta penetração de GD, que hoje não são considerados.

Esse projeto teve início em agosto de 2020 e possui vigência de 24 meses.

Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia – Neipa: Projeto a ser desenvolvido em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, com o intuito de Instituir um Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia – Neipa, que seja referência na Região como fomentador para elaboração de novos projetos no ramo de IP, provendo instruções técnicas, validação de equipamentos de IP e capacitação de pessoal, através de cursos teóricos e do desenvolvimento prático de projeto piloto com melhorias no sistema de iluminação pública do Campus Sede da Universidade Federal do Acre, com funcionalidades smart, para reduzir o consumo de energia e melhorar o funcionamento do sistema e a percepção dos usuários do campus, através da tecnologia LED com telegestão. No âmbito desse projeto, será implantado um laboratório para realização de testes/ensaios de qualificação e recebimento de equipamentos de IP, além de pesquisas científicas sobre o tema.