Finalizados

Eficiência Energética na UFAC: Eficiência Energética na UFAC: Visando a redução no consumo de energia do campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre – UFAC, foi criado o projeto “Eficiência Energética na UFAC”, que foi resultante da chamada pública da Aneel Nº. 001/2016 Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”. Esse projeto foi iniciado em 2017, teve como beneficiária a Ufac e como financiador a Energisa Acre. No âmbito desse projeto foram instaladas três plantas de sistemas de geração fotovoltaica na Ufac, totalizando 496 módulos instalados, capazes de produzir todos os meses uma quantidade de energia da ordem de 22 MWh/mês.

O sistema de iluminação interno da Ufac também foi todo modernizado, mais de 14 mil lâmpadas antigas foram substituídas por novas lâmpadas do tipo LED, gerando uma expectativa de redução de consumo de aproximadamente 335 MWh/ano.

Também foram instaladas três estações solarimétricas em diferentes municípios do Acre (Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Brasiléia). Esses equipamentos estão permitindo a coleta de subsídios para a estimar o potencial de geração de energia fotovoltaica no Estado do Acre, sendo uma ferramenta importante para o fomento e a execução de projetos com essa tecnologia na Região Norte.

Eficiência Energética no Sistema FIEAC: O eAmazônia, no âmbito do projeto “Eficiência Energética e Uso Racional de Energia na Universidade Federal do Acre” instalou três estações solarimétricas no estado do Acre, nos municípios de Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do sul. A princípio os equipamentos foram pensados para auxiliar na produção de um diagnóstico do potencial de geração solar da região, uma vez que eram disponíveis apenas dados via satélite, com menor exatidão do que os dados obtidos em solo. Os locais de instalação foram escolhidos de modo que se abrangesse a maior área possível do estado do Acre, com estações em regiões extremas da região. Todos os equipamentos estão instalados dentro de propriedades da Universidade Federal do Acre, reafirmando a parceria entre eAmazônia e Ufac, e também facilitando o acesso de pesquisadores da universidade aos dados produzidos.