Finalizados

Eficiência Energética na UFAC: Eficiência Energética na UFAC: Visando a redução no consumo de energia do campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre – UFAC, foi criado o projeto “Eficiência Energética na UFAC”, que foi resultante da chamada pública da Aneel Nº. 001/2016 Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”. Esse projeto foi iniciado em 2017, teve como beneficiária a Ufac e como financiador a Energisa Acre. No âmbito desse projeto foram instaladas três plantas de sistemas de geração fotovoltaica na Ufac, totalizando 496 módulos instalados, capazes de produzir todos os meses uma quantidade de energia da ordem de 22 MWh/mês.

O sistema de iluminação interno da Ufac também foi todo modernizado, mais de 14 mil lâmpadas antigas foram substituídas por novas lâmpadas do tipo LED, gerando uma expectativa de redução de consumo de aproximadamente 335 MWh/ano.

Também foram instaladas três estações solarimétricas em diferentes municípios do Acre (Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Brasiléia). Esses equipamentos estão permitindo a coleta de subsídios para a estimar o potencial de geração de energia fotovoltaica no Estado do Acre, sendo uma ferramenta importante para o fomento e a execução de projetos com essa tecnologia na Região Norte.

Metodologias e Ferramentas para Planejamento Automatizado Inteligente de Redes de Distribuição Considerando Recursos Energéticos Distribuídos: Projeto de P&D ANEEL, com a Companhia Paranaense de Energia – Copel, que visa automatizar uma série dessas tarefas, inclusive a proposição de obras ao longo do tempo, usando técnicas de Inteligência Artificial – IA e Robotic Process Automation – RPA (sistema de automação de processos computacionais com robôs), incorporando também a análise em cenários de alta penetração de GD, que hoje não são considerados.

Sistema de Governança Integrada do CVA com Simulador de Eventos Estocásticos do MCP e Análise de Riscos: Projeto de P&D ANEEL, firmado entre o eAmazônia e a Cia. Energética de Brasília – CEB, com o objetivo de desenvolver um sistema simulador para determinação da parcela da CVA.

Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia – Neipa: Projeto desenvolvido em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. Instituiu um Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia – Neipa, sendo referência na Região como fomentador para elaboração de novos projetos no ramo de IP.

Durante sua execução proveu instruções técnicas, validou equipamentos de IP e capacitou pessoas, através de cursos teóricos e do desenvolvimento prático de projeto piloto com melhorias no sistema de iluminação pública do Campus Sede da Universidade Federal do Acre, com funcionalidades smart, para reduzir o consumo de energia e melhorar o funcionamento do sistema e a percepção dos usuários do campus, através da tecnologia LED com telegestão.

No âmbito desse projeto, foi implantado um laboratório para realização de testes/ensaios de qualificação e recebimento de equipamentos de IP, além de pesquisas científicas sobre o tema.

pt_BRPortuguese