Processo de medição de IP
Na última semana, os pesquisadores e bolsistas do projeto Neipa (Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia) realizaram o levantamento do sistema atual de Iluminação Pública (IP) da área interna da Universidade Federal do Acre. Este projeto é executado em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), executado sob o convênio ECV-PRFP 001/2021. Dentre os dados levantados, pode-se citar a quantidade de postes na universidade, a distância entre os postes e dos postes para a via pública, a largura das calçadas, a altura dos postes e a distância dos postes para a faixa de pedestres
O levantamento do sistema de iluminação da universidade é necessário para a produção dos projetos de iluminação na plataforma Dialux, que é um software utilizado para realizar simulações computacionais dos projetos de iluminação. A partir dos projetos de iluminação, desenvolvidos no Dialux, será iniciado o retrofit da Iluminação Pública da Universidade.
O Retrofit do IP da Ufac é um processo de melhoria de instalações antigas, reutilizando os postes de iluminação que já estão instalados na universidade, porém substituindo as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias LED, que são mais sustentáveis, econômicas e eficazes, além de corrigir problemas na distância e no tamanho dos braços das luminárias nos postes a fim de melhorar a capacidade de iluminação e tornar as vias mais seguras e confortáveis para os usuários.
Além do retrofit da iluminação pública das vias do campus, o projeto conta ainda com implantação de um laboratório de medidas fotométricas e com a realização de cursos de capacitação em projetos de iluminação pública, que serão oferecidos nos próximos meses. Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas na página dedicada www.eamazonia.org/neipa e também nas redes sociais da instituição.