Por meio do projeto Neipa, eAmazônia realiza primeira edição do Curso de Capacitação com foco em Iluminação Pública

“A primeira edição será remota com videoaulas gravadas, sendo acessadas a qualquer momento, e encontros síncronos semanais”

Com a finalidade de expandir conhecimento sobre Iluminação Pública (IP) para as prefeituras da região norte, a equipe do Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia (Neipa), do eAmazônia – Energia Sustentável e Inovação, dá início à primeira edição do Curso de Capacitação no próximo dia 30, com período de inscrição de 09  a 23 deste mês, realizadas neste link.

A ementa do curso possui conteúdos de conceitos básicos de iluminação, princípios técnicos dos equipamentos que compõem o parque de IP, além de temas mais aprofundados, como os aspectos regulatórios e normativos, medição e verificação no âmbito do Procel Reluz e a elaboração de Plano Diretor em IP. A ideia é que, ao final do curso, cada participante possa elaborar propostas ao Procel Reluz para as próximas chamadas públicas.

A primeira edição será remota, com videoaulas gravadas sendo acessadas a qualquer momento e encontros síncronos semanais que, além de oportunidade para sanar dúvidas, irão possibilitar a interação entre os participantes e pesquisadores do instituto.

O foco é preparar equipes técnicas de cada estado para participarem das chamadas públicas do Procel Reluz.

Para Lucas de Sousa Lima, um dos pesquisadores responsáveis pelo projeto, o eAmazônia tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da Região Norte e o cumprimento deste objetivo passa também pela capacitação das instituições locais. 

“Através das atividades de ensino do Núcleo esperamos que as prefeituras nortistas tenham melhores condições de captar recursos nas chamadas públicas do Procel Reluz, trazendo benefícios em qualidade de vida e segurança para a população, além de economia nos gastos com energia das prefeituras”, pontua o pesquisador.

Sobre o Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia (Neipa)

O Curso de Capacitação faz parte do Convênio de Estruturação do Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia (Neipa), firmado entre o Procel/Eletrobrás e o eAmazônia. O objetivo do Neipa é atuar como incentivador na elaboração de novos projetos no ramo de IP, provendo instruções técnicas e capacitação de pessoas, através de cursos teóricos e do desenvolvimento prático de projeto piloto, oferecendo melhorias no sistema de iluminação pública do Campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre (Ufac), para reduzir o consumo de energia através da tecnologia LED com telegestão.

Pesquisadores fazem levantamento da quantidade de lux que a luminária emite através do equipamento chamado Luxímetro.

Sobre o eAmazônia – Energia Sustentável e Inovação

O eAmazônia – Energia Sustentável e Inovação, localizado em Rio Branco, capital do Acre, é o executor do projeto. O instituto de pesquisa atua com o objetivo de produzir e divulgar informações e conhecimentos técnicos e científicos, colaborando para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. A instituição é privada e sem fins lucrativos, fundada pela parceria entre Eletrobras e Universidade Federal do Acre (Ufac). 

O Procel Info também divulgou sobre o Curso de Capacitação em IP. Segue o link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese