Areas of expertise

O eAmazônia busca atingir os objetivos dentro dos valores da instituição por meio de três grandes áreas de atuação: Extrativismo Energético, Desenvolvimento Sustentável e Eficiência Energética.

Although focused on improving energy efficiency and energy and technological development in the region, eAmazônia also comprises, given the characteristics of the Legal Amazon, unavoidable aspects of social development, including the sustainability aspect.

WhatsApp Image 2023-04-06 at 10.29.54

Os três principais eixos de pesquisa do eAmazônia são:

I – Extrativismo Energético:
Atuando para que as comunidades da Amazônia Legal possam suprir sua demanda de energia, de forma sustentável e com baixo custo, colaborando para o desenvolvimento da região, bem como das competências e vocações locais.

II – Desenvolvimento Sustentável:
Executando estudos e atividades que colaborem com o desenvolvimento das comunidades locais, considerando sempre a minimização dos impactos ambientais e todo ciclo de vida do projeto, desde o início do processo de sua implantação até o seu descomissionamento.

III – Eficiência Energética
Desenvolvendo estudos, atividades e disseminando conceitos para gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço com menos energia, aderente ao ambiente regional.

Embora tenha atuação prioritária nos três eixos citados, o eAmazônia compreende também, dadas as características da Amazônia Legal, inevitáveis aspectos de desenvolvimento social.

Para que possa cumprir os seus objetivos, possui parceria com diversas instituições, funcionando em rede, de forma orgânica, onde todos os integrantes podem contribuir para o seu desenvolvimento, através de uma forte estrutura de compliance e, principalmente, transparência nos processos e gastos.

Além disso, possui notória capacidade técnica em seu ramo de atuação e colabora com o setor público e o privado em geral, atuando como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução de problemas de base científica, tecnológica, ambiental e de regulação. O Instituto vem executando com sucesso projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação, e de Eficiência Energética regidos pela Lei n. 9.991/2000.

en_USEnglish